Centro de Simulação Simulação - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Informações e Contactos
Instituição de Afiliação: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Morada: Avenida Bissaya Barreto. 3004-011 Coimbra, Portugal.
Localidade: Coimbra
Telefone: 239 487 200
Email: esenfc@esenfc.pt
Responsável do Centro de Simulação: Rui Carlos Negrão Baptista
Email: ruib@esenfc.pt
Os espaços de simulação da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra têm como âmbito proporcionar experiências de prática simulada em enfermagem aos formandos.
Tem como objetivos:
- Proporcionar aos formandos a realização de simulação de baixa, média e de alta-fidelidade;
- Contribuir para o desenvolvimento de competências técnicas e não técnicas aos estudantes dos Cursos de Licenciatura, Pós-Licenciatura, Pós-Graduações e Mestrados;
- Colaborar na formação prática de profissionais de saúde que solicitem as suas instalações para a realização de prática simulada;
- Contribuir como modelo para a transformação das práticas clínicas;
- Contribuir como espaço de investigação e inovação no desenvolvimento de diversas metodologias de prestação de cuidados e estratégias de ensino, associadas às práticas simuladas.
Caracterização e Recursos
A Escola Superior de Enfermagem está dotada de vários espaços de simulação distribuídos pelos seus dois Pólos (A e B). No Pólo A está situado o Centro de Simulação Professor Dr. Carlos Magro, inaugurado em 2009 e é composto por seis espaços de simulação que se destinam ao desenvolvimento de competências clínicas em Enfermagem. O Centro de Simulação está dotado com simuladores de baixa, média e de alta-fidelidade (adulto e pediátrico), em ambiente e equipamento realistas. No Pólo B existem 8 espaços de simulação, direcionado para a prática de habilidades em enfermagem, mas também para o desenvolvimento de competências não técnicas. Este Pólo está dotado de simuladores de baixa, média e de alta fidelidade, contando ainda com um apartamento adaptado e um ginásio para práticas de reabilitação e dois consultórios para a prática de consultas de enfermagem.
Atividades e Oferta Formativa
Atividades desenvolvidas
> Ensino / Formação
> Investigação
> Desenvolvimento de tecnologia de Simulação
Níveis de formação oferecidos
> Ensino Pré-graduado
> Ensino Pós-graduado
> Formação contínua
Destinatários
Médicos, Enfermeiros, Docentes, Estudantes
Oferta Formativa
> Treino de competências técnicas
> Treino de competências não-técnicas
> Realidade virtual
> Task-trainers
> Manequins de simulação básica
> Simuladores de alta-fidelidade
> Simuladores híbridos
Principais áreas de Ensino e Treino
Enfermagem de Saúde Mental (técnicas de comunicação, terapêutica não farmacológica para alívio da dor, musicoterapia, relaxamento, transmissão de más notícias), Enfermagem de Saúde Comunitária e familiar (técnica de entrevista – 1ª consulta à família, vacinação, visita domiciliária, consulta de vigilância da diabetes), Enfermagem Médico-Cirúrgica (Suporte básico, Imediato e Avançado de Vida para adultos e pediatria; Práticas de imobilização e estabilização em Trauma), Enfermagem de Saúde Materna e de Obstetrícia, Enfermagem de Saúde do idoso e de Geriatria, Formação de Formadores em Simulação e Resolução de Situações de Crise em Saúde.