SimUniversity Portugal
O SimUniversity é uma iniciativa anual da SESAM (Society in Europe for Simulation applied to Medicine) que visa proporcionar uma experiência educacional internacional a estudantes da área da saúde. Trata-se de uma competição integrada no encontro anual da SESAM, onde equipas representantes de vários países competem entre si, abordado cenários de simulação médica.
O SimUniversity Portugal é uma competição da Sociedade Portuguesa de
Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim), destinada aos alunos do
4.º ao 6.º anos do Mestrado Integrado em Medicina. Esta competição pretende estimular o treino de competências técnicas e não-técnicas, bem como a aplicação de conhecimentos clínicos em cenários simulados.
A equipa vencedora do SimUniversity Portugal ganha a possibilidade de representar Portugal na edição internacional do SimUniversity, organizada pela SESAM.
Campeões Nacionais
Edição 2022 - Equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Local: NOVA Medical Simulation Center (Lisboa)Estudantes: Diana Carvalho, Inês Antunes, Viktoriya Shkatova e Patrícia Vaz Conde
Tutor: Dr. Gustavo Norte
Campeões Europeus
Edição 2022 - Equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Local: Sevilha, EspanhaEstudantes: Diana Carvalho, Inês Antunes, Viktoriya Shkatova e Patrícia Vaz Conde
Tutor: Dr. Gustavo Norte
Edição 2018 - Equipa da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve
Local: Bilbao, EspanhaEstudantes: Guilherme Henriques, André Silva , Carlos Batista, Tiago Cardoso e Francisco Fernandes
Tutora: Dra. Alexandra Binnie
SESAM 2021 (Virtual)
Em 2021, Portugal foi representado pela equipa da NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas, tendo competido com as equipas da Itália, Roménia, Alemanha, Holanda, Bélgica e Síria. Nesta edição Portugal alcançou um lugar na final da competição.Estudantes: Filipe Quintas, José Lemos, João Gonzalez e Filipe Lima
Tutor: Dr. Nuno Gaibino

SESAM 2022 (Sevilha, Espanha)
Em 2022, Portugal foi representado pela equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo competido com as equipas da Alemanha, Países Baixos, Roménia, Espanha, Ucrânia, Marrocos e Emirados Árabes Unidos, tendo conquistado o primeiro lugar da competição.Estudantes: Diana Carvalho, Inês Antunes, Viktoriya Shkatova e Patrícia Vaz Conde
Tutor: Dr. Gustavo Norte

Perguntas Frequentes
O SimUniversity Portugal é uma competição da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim) destinada aos alunos do 4.º ao 6.º anos do Mestrado Integrado em Medicina de Escolas Médicas Portuguesas. É permitida a participação de uma equipa por cada uma das nove Escolas Médicas portuguesas.
As equipas devem ser constituídas por quatro estudantes e devem ter um tutor (idealmente, um docente da instituição que representam ou médico), responsável pela preparação da equipa para a competição. Sugerimos que o tutor tenha experiência em ensino por Simulação e nas áreas da Emergência e Doente Crítico.
A SPSim deixa ao critério de cada Escola Médica e dos seus estudantes a forma de seleção da equipa que a representa. A cada edição nacional, a SPSim contacta a Associação ou Núcleo de Estudantes de cada Escola Médica para divulgar a competição e solicitar a inscrição das equipas. Se existir interesse de várias equipas, sugerimos a organização de uma competição local. Algumas Associações e Núcleos de Estudantes têm integrado esta competição local em congressos de Estudantes de Medicina. A SPSim encontra-se disponível para colaborar na organização das competições locais.
Na edição nacional, apenas pode participar uma equipa por cada Escola Médica e, na competição internacional, uma única equipa portuguesa.
A língua oficial da competição é o Inglês, como forma de preparação para a competição internacional.
Além da experiência educacional e a oportunidade de competir e aprender com as equipas de outras Escolas Médicas, os estudantes que constituem as equipas em competição ganham a entrada gratuita para a próxima edição do Congresso da SPSim. A equipa vencedora poderá representar Portugal na competição internacional. As despesas de deslocação e alojamento para a competição internacional serão asseguradas.