SimUniversity Portugal

O SimUniversity é uma iniciativa anual da SESAM (Society in Europe for Simulation applied to Medicine) que visa proporcionar uma experiência educacional internacional a estudantes da área da saúde.
Trata-se de uma competição integrada no encontro anual da SESAM, onde equipas representantes de vários países competem entre si, abordado cenários de simulação médica.
O SimUniversity Portugal é uma competição da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim), destinada aos alunos do 4.º ao 6.º anos do Mestrado Integrado em Medicina. Esta competição pretende estimular o treino de competências técnicas e não-técnicas, bem como a aplicação de conhecimentos clínicos em cenários simulados.
A equipa vencedora do SimUniversity Portugal ganha a possibilidade de representar Portugal na edição internacional do SimUniversity, organizada pela SESAM.

Regulamento e informações

Em breve serão divulgadas informações relativas à edição de 2022.


Em 2021, Portugal foi representado pela equipa da NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas, tendo competido com as equipas da Itália, Roménia, Alemanha, Holanda, Bélgica e Síria.
Estudantes: Filipe Quintas, José Lemos, João Gonzalez e Filipe Lima
Tutor: Dr. Nuno Gaibino


Perguntas Frequentes

Quem pode participar no SimUniversity Portugal?

O SimUniversity Portugal é uma competição da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim) destinada aos alunos do 4.º ao 6.º anos do Mestrado Integrado em Medicina de Escolas Médicas Portuguesas.

É permitida a participação de uma equipa por cada uma das oito Escolas Médicas portuguesas.

Qual a constituição das equipas?

As equipas devem ser constituídas por quatro estudantes e devem ter um tutor (idealmente, um docente da instituição que representa ou médico), responsável pela preparação da equipa para a competição. Sugerimos que o tutor tenha experiência em ensino por Simulação e nas áreas da Emergência e Doente Crítico.

Como é feita a seleção das equipas de cada Escola Médica?

A SPSim deixa ao critério de cada Escola Médica e dos seus estudantes a forma de seleção da equipa que a representa. A cada edição, a SPSim contacta a Associação ou Núcleo de Estudantes de cada Escola Médica para divulgar a competição e solicitar a inscrição das equipas.

Se existir interesse de várias equipas, sugerimos a organização de uma competição local. Algumas Associações e Núcleos de Estudantes têm integrado esta competição local em congressos de Estudantes de Medicina. A SPSim encontra-se disponível para colaborar na organização das competições locais.

Qual a língua oficial do SimUniversity Portugal?

A língua oficial da competição é o Inglês, como forma de preparação para a competição internacional.

Quais os benefícios da participação nesta competição?

Além da experiência educacional e a oportunidade de competir e aprender com as equipas de outras Escolas Médicas, os estudantes que constituem as equipas em competição terão oferta do bilhete para o Congresso da SPSim. A equipa vencedora poderá representar Portugal na competição internacional.

NOVA Medical Simulation Centre (NOVA MedSim)
O NOVA MedSim é uma estrutura de ensino da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, prioritariamente ao serviço da formação pré e pós-graduada. Tem por objetivo o treino, em simulação, de técnicas observacionais e de manobras invasivas de diagnóstico e terapêutica. No âmbito das suas competências, e para além de um training centre da NMS|FCM, o NOVA MedSim pode desenvolver a sua atividade na área da simulação e ensino de competências técnicas clínicas com outras instituições com que a faculdade estabeleça protocolos.
UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
CARACTERÍSTICAS DO CENTRO
O NOVA MedSim é uma estrutura de ensino da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, prioritariamente ao serviço da formação pré e pós-graduada. Tem por objetivo o treino, em simulação, de técnicas observacionais e de manobras invasivas de diagnóstico e terapêutica. No âmbito das suas competências, e para além de um training centre da NMS|FCM, o NOVA MedSim pode desenvolver a sua atividade na área da simulação e ensino de competências técnicas clínicas com outras instituições com que a faculdade estabeleça protocolos. No âmbito das suas competências, e para além de um training centre da NMS|FCM, o NOVA MedSim pode desenvolver a sua atividade na área da simulação e ensino de competências técnicas clínicas com outras instituições.
ÁREAS DE INTERESSE
  • Ensino Pré-graduado
  • Ensino Pós-Graduado
  • Formação contínua
  • Cursos externos
  • Pediatria
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Trauma
  • CRM
  • Educação Médica
CONTACTOS
Instituição: NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) e Hospital de Dona Estefânia (HDE, CHLC)
Localidade: Lisboa
Morada: Rua Jacinta Marto. 1169-045 Lisboa

Responsáveis: Pedro Garcia e Maria Teresa Neto
E-mail: pmcgarcia@gmail.com