SimUniversity Portugal

O SimUniversity é uma iniciativa anual da SESAM (Society in Europe for Simulation applied to Medicine) que visa proporcionar uma experiência educacional internacional a estudantes da área da saúde.
Trata-se de uma competição integrada no encontro anual da SESAM, onde equipas representantes de vários países competem entre si, abordado cenários de simulação médica.
O SimUniversity Portugal é uma competição da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim), destinada aos alunos do 4.º ao 6.º anos do Mestrado Integrado em Medicina. Esta competição pretende estimular o treino de competências técnicas e não-técnicas, bem como a aplicação de conhecimentos clínicos em cenários simulados.
A equipa vencedora do SimUniversity Portugal ganha a possibilidade de representar Portugal na edição internacional do SimUniversity, organizada pela SESAM.

Regulamento e informações

Em breve serão divulgadas informações relativas à edição de 2023.

Campeões Nacionais

Edição 2022 - Equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Local: NOVA Medical Simulation Center (Lisboa)
Estudantes: Diana Carvalho, Inês Antunes, Viktoriya Shkatova e Patrícia Vaz Conde
Tutor: Dr. Gustavo Norte

Competição Europeia


SESAM 2021 (Virtual)

Em 2021, Portugal foi representado pela equipa da NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas, tendo competido com as equipas da Itália, Roménia, Alemanha, Holanda, Bélgica e Síria. Nesta edição Portugal alcançou um lugar na final da competição.

Estudantes: Filipe Quintas, José Lemos, João Gonzalez e Filipe Lima
Tutor: Dr. Nuno Gaibino



SESAM 2022 (Sevilha, Espanha)

Em 2022, Portugal foi representado pela equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo competido com as equipas da Alemanha, Países Baixos, Roménia, Espanha, Ucrânia, Marrocos e Emirados Árabes Unidos, tendo conquistado o primeiro lugar da competição.

Estudantes: Diana Carvalho, Inês Antunes, Viktoriya Shkatova e Patrícia Vaz Conde
Tutor: Dr. Gustavo Norte


Perguntas Frequentes

Quem pode participar no SimUniversity Portugal?

O SimUniversity Portugal é uma competição da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim) destinada aos alunos do 4.º ao 6.º anos do Mestrado Integrado em Medicina de Escolas Médicas Portuguesas.

É permitida a participação de uma equipa por cada uma das oito Escolas Médicas portuguesas.

Qual a constituição das equipas?

As equipas devem ser constituídas por quatro estudantes e devem ter um tutor (idealmente, um docente da instituição que representa ou médico), responsável pela preparação da equipa para a competição. Sugerimos que o tutor tenha experiência em ensino por Simulação e nas áreas da Emergência e Doente Crítico.

Como é feita a seleção das equipas de cada Escola Médica?

A SPSim deixa ao critério de cada Escola Médica e dos seus estudantes a forma de seleção da equipa que a representa. A cada edição, a SPSim contacta a Associação ou Núcleo de Estudantes de cada Escola Médica para divulgar a competição e solicitar a inscrição das equipas.

Se existir interesse de várias equipas, sugerimos a organização de uma competição local. Algumas Associações e Núcleos de Estudantes têm integrado esta competição local em congressos de Estudantes de Medicina. A SPSim encontra-se disponível para colaborar na organização das competições locais.

Qual a língua oficial do SimUniversity Portugal?

A língua oficial da competição é o Inglês, como forma de preparação para a competição internacional.

Quais os benefícios da participação nesta competição?

Além da experiência educacional e a oportunidade de competir e aprender com as equipas de outras Escolas Médicas, os estudantes que constituem as equipas em competição terão oferta do bilhete para o Congresso da SPSim. A equipa vencedora poderá representar Portugal na competição internacional.

NOVA Medical Simulation Centre (NOVA MedSim)
O NOVA MedSim é uma estrutura de ensino da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, prioritariamente ao serviço da formação pré e pós-graduada. Tem por objetivo o treino, em simulação, de técnicas observacionais e de manobras invasivas de diagnóstico e terapêutica. No âmbito das suas competências, e para além de um training centre da NMS|FCM, o NOVA MedSim pode desenvolver a sua atividade na área da simulação e ensino de competências técnicas clínicas com outras instituições com que a faculdade estabeleça protocolos.
UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
CARACTERÍSTICAS DO CENTRO
O NOVA MedSim é uma estrutura de ensino da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, prioritariamente ao serviço da formação pré e pós-graduada. Tem por objetivo o treino, em simulação, de técnicas observacionais e de manobras invasivas de diagnóstico e terapêutica. No âmbito das suas competências, e para além de um training centre da NMS|FCM, o NOVA MedSim pode desenvolver a sua atividade na área da simulação e ensino de competências técnicas clínicas com outras instituições com que a faculdade estabeleça protocolos. No âmbito das suas competências, e para além de um training centre da NMS|FCM, o NOVA MedSim pode desenvolver a sua atividade na área da simulação e ensino de competências técnicas clínicas com outras instituições.
ÁREAS DE INTERESSE
  • Ensino Pré-graduado
  • Ensino Pós-Graduado
  • Formação contínua
  • Cursos externos
  • Pediatria
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Trauma
  • CRM
  • Educação Médica
CONTACTOS
Instituição: NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) e Hospital de Dona Estefânia (HDE, CHLC)
Localidade: Lisboa
Morada: Rua Jacinta Marto. 1169-045 Lisboa

Responsáveis: Pedro Garcia e Maria Teresa Neto
E-mail: pmcgarcia@gmail.com