Mensagem do Presidente SPSim 2019

Bem-vindo à página oficial da Sociedade Portuguesa de Simulação aplicada as Ciências da Saúde.

A Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde – SPSim – foi fundada a 27 de Outubro de 2012.

Este projecto foi construído com entusiasmo e dedicação, como resultado da união de todas as escolas médicas e alguns centros de formação pré e pós-graduada portugueses em torno de objectivos científicos e sociais relacionados com a simulação biomédica.

Queremos impulsionar, difundir, desenvolver e promover a investigação e o ensino baseado em simulação, aplicados às ciências da saúde. 

Os nossos objectivos são:

– Divulgar a simulação biomédica como recurso formativo capaz de contribuir para a segurança do doente, a humanização e a excelência dos cuidados de saúde;

– Contribuir para a definição, implementação e monitorização de estratégias nacionais de aplicação da simulação no ensino das ciências da saúde;

– Promover a partilha, nacional e internacional, da investigação e experiência na área do ensino biomédico com recurso à simulação.

Os visitantes podem encontrar nesta página um repositório das actividades da SPSim, dos centros de simulação nacionais e internacionais, da indústria ligada à simulação e dos nossos parceiros e sociedades afiliadas.

Os associados terão ainda a possibilidade de aceder a artigos científicos e a materiais formativos que a sociedade venha a desenvolver, disponíveis através de entrada protegida e exclusiva para sócios.

Encontrará também informações sobre o Congresso SPSim e o Curso Oficial de Formação de Formadores em Simulação Biomédica da SPSim.

A SPSim tem desenvolvido também recursos de validação científica de conteúdos programáticos e disponibiliza nesta plataforma, as normas e formulários para apoio científico de programas ligados à Simulação Biomédica

A SPSIm e as suas actividades estão também representadas nas principais redes sociais, mas esta página será sempre “a nossa casa” … o canal de comunicação privilegiado da Sociedade.

A SPSim pretende ser uma sociedade dinâmica e responder aos objectivos e necessidades dos associados.

Juntos conseguiremos promover e desenvolver a Simulação Biomédica como recurso de ensino, treino e investigação, preparando os intervenientes na área da saúde para a melhoria na competência do seu exercício profissional, tendo em vista a segurança do doente e os seus melhores cuidados.


A Equipa

Direcção

Presidente – Pedro Miguel Cardoso Garcia

Vice-presidente – Daniela de Mascarenhas Chaló

Secretário – Gustavo Norte

Tesoureiro – Joana Marques

Vogal – Regina Rodrigues

Vogal – Verónica Coutinho

Vogal – Sara Cláudia Santos da Hora Martins


Mesa da Assembleia Geral

Presidente – Francisco José Palma Maio de Matos

Vice-presidente – Miguel Castelo-Branco Craveiro de Sousa

Secretário – Edmundo Santos


Conselho Fiscal

Presidente – Raquel Ferreira

Vice-presidente – Filipa Marques

Secretário – Ema Leal