Centro Biomédico de Simulação – CHP/ICBAS

Centro Biomédico de Simulação - CHP/ICBAS

Informações e Contactos

Instituição de Afiliação: Centro Hospitalar e Universitário do Porto e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Morada: Rua D. Manuel II, Centro Hospitalar do Porto. 4050-345 Porto - Edifício ex. CICAP
Localidade: Porto
Telefone: 913 504 748
Email: scentro.simulacao@chporto.min-saude.pt

Responsável do Centro de Simulação: Eduarda Amadeu
Email: centro.simulacao@chporto.min-saude.pt

O Centro Biomédico de Simulação CHP/ICBAS é uma parceria institucional entre o Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUPorto) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) que proporciona formação na área da saúde utilizando técnicas de simulação.
Tem com objetivos proporcionar uma área de formação disponibilizando simuladores de baixa, média e alta-fidelidade para todos os tipos de simulação. Facultar espaços e material para treino de competências técnicas e para a realização de cenários clínicos diversos, incluindo sala de emergência, bloco operatório, bloco de partos, enfermaria, cuidados intensivos, consulta e transporte de doentes.
Este Centro de Simulação está essencialmente vocacionado para o treino de competências técnicas e não técnicas dos alunos do Mestrado Integrado em Medicina e para os Internos de Formação Específica.

IMG_2422
IMG_2458
IMG_2375
IMG_2573
IMG_2581 (1)

Caracterização e Recursos

O CBS situa-se no centro da cidade do Porto, Rua D. Manuel II (Edifício ex CICAP) e os seus espaços incluem uma sala de reuniões com capacidade para 20 pessoas com visão unidirecional para uma das salas clínicas, uma sala destinada ao treino de competências técnicas, uma sala polivalente podendo simular um bloco operatório, uma sala de emergência ou um gabinete de consulta, uma sala de partos e reanimação do recém-nascido, uma enfermaria com duas camas, sendo uma da área pediátrica e outra de adultos; uma ambulância equipada que permite o transporte de qualquer tipo de doente, uma área de controlo audiovisual e uma área com secretariado, cacifos e vestiário.
O CBS destaca-se pela diversidade de equipamentos que disponibiliza, desde simuladores de alta-fidelidade que permitem a realização de todo o tipo de cenários clínicos, a simuladores "partial task" para treino de competências técnicas várias. Está também dotado de equipamentos audiovisuais que permitem a transmissão direta de cenários bem como a sua repetição para a realização de debreifing. Em termoms de Recursos Humanos, o centro é composto por 1 Diretor e 2 Assistentes Técnicos. Os formadores são os Docentes da Faculdade, nos cursos realizados por outras entidades os formadores são da responsabilidade dessas entidades.

Imagem-034

Atividades e Oferta Formativa

Atividades desenvolvidas
  > Ensino / Formação

Níveis de formação oferecidos
  > Ensino Pré-graduado
  > Ensino Pós-graduado

Destinatários
Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Técnicos, Estudantes, Bombeiros, População geral

Oferta Formativa
  > Treino de competências técnicas
  > Task-trainers
  > Manequins de simulação básica
  > Simuladores de alta-fidelidade

Principais áreas de Ensino e Treino
No ensino pré-graduado (Mestrado Integrado em Medicina e Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas) são lecionadas aulas práticas nas seguintes áreas: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia, Farmácia, Fisiologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Medicina, Medicina Geral e Familiar, Neonatologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Semiologia, Suporte Básico de Vida, Terapêutica, Urologia.
No ensino pós- graduado (Internos do Ano Comum e de Formação Específica): Anestesia Regional, Cuidados Intensivos, Ecografia, Ventilação Pediátrica e Neonatal, Via Aérea Difícil, Suporte Avançado de Vida, Suporte Básico de Vida Pediátrico, Transporte do Doente Crítico.
Outras:
- Abordagem de Parto na Ambulância (destinado a Bombeiros)
- Treino em Suporte Básico de Vida para grupos da população em geral

NOVA Medical Simulation Centre (NOVA MedSim)
O NOVA MedSim é uma estrutura de ensino da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, prioritariamente ao serviço da formação pré e pós-graduada. Tem por objetivo o treino, em simulação, de técnicas observacionais e de manobras invasivas de diagnóstico e terapêutica. No âmbito das suas competências, e para além de um training centre da NMS|FCM, o NOVA MedSim pode desenvolver a sua atividade na área da simulação e ensino de competências técnicas clínicas com outras instituições com que a faculdade estabeleça protocolos.
UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
CARACTERÍSTICAS DO CENTRO
O NOVA MedSim é uma estrutura de ensino da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, prioritariamente ao serviço da formação pré e pós-graduada. Tem por objetivo o treino, em simulação, de técnicas observacionais e de manobras invasivas de diagnóstico e terapêutica. No âmbito das suas competências, e para além de um training centre da NMS|FCM, o NOVA MedSim pode desenvolver a sua atividade na área da simulação e ensino de competências técnicas clínicas com outras instituições com que a faculdade estabeleça protocolos. No âmbito das suas competências, e para além de um training centre da NMS|FCM, o NOVA MedSim pode desenvolver a sua atividade na área da simulação e ensino de competências técnicas clínicas com outras instituições.
ÁREAS DE INTERESSE
  • Ensino Pré-graduado
  • Ensino Pós-Graduado
  • Formação contínua
  • Cursos externos
  • Pediatria
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Trauma
  • CRM
  • Educação Médica
CONTACTOS
Instituição: NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) e Hospital de Dona Estefânia (HDE, CHLC)
Localidade: Lisboa
Morada: Rua Jacinta Marto. 1169-045 Lisboa

Responsáveis: Pedro Garcia e Maria Teresa Neto
E-mail: pmcgarcia@gmail.com