Congresso SPSim 2018: «Inovação tecnológica e humanização no ensino por simulação em saúde»

A Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim), em parceria com o Serviço Regional de Saúde da RAM (SESARAM, E.P.E.) realiza este ano o seu congresso anual no Funchal, no dia 1 de dezembro. O tema do congresso é “Inovação tecnológica e humanização no ensino por simulação em saúde” e destina-se a todos os profissionais de saúde, docentes, estudantes com interesse pelas áreas da inovação e simulação em saúde.

Até 15 de junho serão aceites resumos de trabalhos, (poster e comunicação oral), a apresentar no congresso. A submissão deverá ser acompanhada de uma inscrição prévia no evento através do seguinte link: http://spsim.pt/congresso-anual/ (para maior detalhe consultar o anexo).

Todos os resumos aceites serão publicados na íntegra como um suplemento da edição de novembro de 2018, da Revista da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA).

O congresso SPSim será antecedido por um conjunto de cursos teórico-práticos, de simulação de alta fidelidade, a anunciar brevemente.

A comissão organizadora nacional é liderada pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Simulação Clínica, Miguel Castelo-Branco, e a comissão organizadora local é dirigida pela diretora clínica do SESARAM, Regina Rodrigues.

O programa do congresso está a ser ultimado e brevemente será divulgado. Para já podemos confirmar a presença de ilustres convidados nacionais e internacionais, especialistas de renome nesta área de inovação tecnológica e humanização em saúde, com especial destaque para a simulação.

Clique aqui para aceder ao regulamento para a submissão de resumos.

Clique aqui para aceder ao suplemento “Perspetivas”, distribuído com o Jornal Nacional “O Público”, o qual contempla entrevistas realizadas ao Presidente SPSim, Miguel Castelo Branco, à Diretora Clínica do SESARAM e Presidente do Conselho Fiscal da SPSim, Regina Rodrigues, e à Professora Doutora Amélia Ferreira, membro da SPSim.

Para mais informações sobre o evento, por favor, privilegiar os seguintes contatos:

Contactos:
Tel. +351 239 400 674
geral@spsim.pt
http://spsim.pt/

NOVA Medical Simulation Centre (NOVA MedSim)
O NOVA MedSim é uma estrutura de ensino da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, prioritariamente ao serviço da formação pré e pós-graduada. Tem por objetivo o treino, em simulação, de técnicas observacionais e de manobras invasivas de diagnóstico e terapêutica. No âmbito das suas competências, e para além de um training centre da NMS|FCM, o NOVA MedSim pode desenvolver a sua atividade na área da simulação e ensino de competências técnicas clínicas com outras instituições com que a faculdade estabeleça protocolos.
UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
CARACTERÍSTICAS DO CENTRO
O NOVA MedSim é uma estrutura de ensino da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, prioritariamente ao serviço da formação pré e pós-graduada. Tem por objetivo o treino, em simulação, de técnicas observacionais e de manobras invasivas de diagnóstico e terapêutica. No âmbito das suas competências, e para além de um training centre da NMS|FCM, o NOVA MedSim pode desenvolver a sua atividade na área da simulação e ensino de competências técnicas clínicas com outras instituições com que a faculdade estabeleça protocolos. No âmbito das suas competências, e para além de um training centre da NMS|FCM, o NOVA MedSim pode desenvolver a sua atividade na área da simulação e ensino de competências técnicas clínicas com outras instituições.
ÁREAS DE INTERESSE
  • Ensino Pré-graduado
  • Ensino Pós-Graduado
  • Formação contínua
  • Cursos externos
  • Pediatria
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Trauma
  • CRM
  • Educação Médica
CONTACTOS
Instituição: NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) e Hospital de Dona Estefânia (HDE, CHLC)
Localidade: Lisboa
Morada: Rua Jacinta Marto. 1169-045 Lisboa

Responsáveis: Pedro Garcia e Maria Teresa Neto
E-mail: pmcgarcia@gmail.com